top of page

Nunca diga isso ao idoso em caso de queda!



Quando um idoso cai, umas das intervenções mais comuns é assustar o idoso, dizendo que ele não deve cair. Vamos combinar? Se você fazia isso, a partir de hoje não faça mais! Precisamos lembrar que o idoso não cai por que quer, cair não é uma opção de vida, é um acidente! Por isso, é inútil dizer a ele que não deve cair, pois é perigoso, que ele pode quebrar o fêmur, ou pode bater a cabeça... Esse tipo de discurso não trará nenhum benefício ao idoso, ao contrário, aumentará o malefício, pois o deixará inseguro e com medo de andar novamente.

A partir daí começará um ciclo vicioso dessa instabilidade postural e o risco de queda aumentará ainda mais. Infelizmente, essa atitude de repreensão é muito comum, pois a maioria das pessoas simplesmente nao sabem o que fazer para melhorar a saúde do idoso. E as quedas acontecem, em sua maioria, pela falta de uma avaliação adequada da saúde do idoso. A boa notícia é que existem ferramentas que ajudam a identificar as necessidades de cada indivíduo, facilitando o trabalho da pessoa ou instituição que cuida do idoso.

Ao longo de 20 anos de pesquisa científica nós elaboramos o Índice de Vulnerabilidade Clínico Funcional (IVCF-20), um questionário com 20 perguntas simples, que estratifica a saúde do idoso, classificando-os desde idosos frágeis até robustos. Com o resultado do teste é possível obter orientações específicas a cada tipo de idoso.

O IVCF-20 pode ser realizado por qualquer pessoa que tenha convívio com o idoso, por meio do site www.ivcf20.com.br. Ele também faz parte de um dos módulos do MedLogic, um sistema especializado na saúde clínica dos idosos, direcionado a ILPIs (Instituições de Longa Permanência), Residenciais Geriátricos, Clínicas Geriátricas, Operadoras de Saúde e Hospitais.

A vantagem em utilizar a plataforma MedLogic está em ter um acompanhamento do início ao fim dos cuidados como idoso, desde o IVCF-20, prescrição médica, avaliação multidisciplinar, controle de medicação, planos de cuidados, até as metas terapêuticas. Além disso o software MedLogic também auxiliar na gestao financeira e controle de estoque de medicações e materiais das instituiçoes. Saiba mais em www.medlogic.com.br.

Posts Recentes
bottom of page