top of page

Entenda mais sobre o que é ÍNDICE DE VULNERABILIDADE CLÍNICO-FUNCIONAL 20 (IVCF-20)



O IVCF-20 foi desenvolvido para identificar rapidamente o idoso de risco – indivíduo de 60 anos ou mais, que necessita de uma dependência funcional, onde a atenção deve ser totalmente maximizada, pois ele possui alto risco de ter um declínio.

O IVCF nada mais é que uma metodologia de reconhecimento rápido em que o idoso que é o alvo no termo de intervenções e nas melhorias da saúde.

Através dele é aplicado um questionário que visa identificar através de uma pontuação, se o paciente é frágil ou robusto. Elaborado para facilitar as formas de identificação do idoso de risco, de forma básica. O questionário pode ser aplicado por profissionais da área de saúde com pouco conhecimento na Geriatria e Gerontologia, pelo próprio idoso ou sua família.

O Índice de Vulnerabilidade Clínico-Funcional 20 é a primeira ferramenta brasileira capaz de reconhecer o idoso frágil e as dimensões funcionais comprometidas, servindo como “ponto de partida” para a melhoria da independência e autonomia do idoso. Além disso, apresenta uma função gerencial extremamente útil para os gestores da saúde, na medida em que é considerado um ótimo "instrumento qualificador da vulnerabilidade”, permitindo o monitoramento adequado da população de maior risco de internação hospitalar e uso excessivo dos equipamentos da saúde (“hiperutilizadores”). Está sendo amplamente utilizado na UNIMED-BH, Fundação São Francisco Xavier (Usisaúde) e na Secretaria Estadual da Saúde do Paraná.

Aplicado de forma rápida e abrangente (5 a 10 minutos), possui caráter multidimensional, pois avalia 8 dimensões consideradas preditoras de declínio funcional e/óbito em idosos.

O IVCF-20 é uma forma de garantir a validade ou acurácia, entendida como sua capacidade de medir com precisão e legitimidade, a fragilidade clínico-funcional no idoso.

Posts Recentes
bottom of page