• LinkedIn - Black Circle
  • Facebook
  • Preto Ícone Instagram
Telefone:   (31) 3213-9716
Whatsapp: (31) 9.9270-0043
Logo industria-i 6x6.jpg

Acesse também:

Por que o plano de cuidados é importante?

December 29, 2016

 

Pacientes idosos exigem maior atenção e acompanhamento por parte dos médicos. No modelo de gestão atual a prática adotada para acompanhamento dos idosos se baseia no atendimento a partir de demanda espontânea, ou seja, a partir do aparecimento de sintomas ou agravamento de doenças, muitas vezes crônicas e que requerem atendimento de urgência. No entanto, esse hábito tem se mostrado bastante ineficaz, visto que conduz para a realização de diversas consultas especializadas e exames que nem sempre resolvem os problemas do idoso.

 

A adoção de um modelo novo de gestão da saúde do idoso com foco na manutenção, preservação e recuperação da sua capacidade funcional garante a diminuição de custos e procedimentos médicos evitáveis. Assim, muitos médicos e pesquisadores da área da saúde já consideram como indispensável a elaboração de um plano de cuidados para pacientes idosos, gerado a partir do tipo de tratamento que o grau de fragilidade deles requer.

 

O plano de cuidado precisa ser feito para:
 

- Promover a continuidade dos cuidados ao idoso (principalmente em relação a outros médicos)

- Enriquecer a comunicação (através do registro de informações pertinentes e detalhadas sobre a saúde do paciente)

- Estabelecer uma ordem de prioridades para o atendimento do plano elaborado
 

O plano de cuidados pode ainda ser utilizado como forma de avaliação da assistência prestada ao paciente pelos familiares, quando têm o acesso do documento, visto que nele estão apresentadas todas ações referentes ao tratamento e cuidado do idoso.

 

Mesmo sendo extremamente importante no tratamento e na manutenção da saúde, o plano de cuidados ainda não é adotado por grande parte de geriatras e gerontólogos. Isso se deve, em grande parte, a:
 

Falta de tempo no atendimento para a criação de um Plano que seja completo e individualizado sem afetar a produtividade do trabalho (visto que cada idoso tem necessidades diferentes e interesses específicos).

 

Um plano de cuidados detalhado, se feito à mão e a partir de questionário, pode levar horas para ser elaborado. Pensando nisso, o MedLogic foi desenvolvido com o auxílio de especialistas e pesquisadores da área de Geriatria para conter uma função que gera um plano de cuidados individualizado para o paciente em apenas alguns minutos. Após responder a um questionário integrado ao IVCF-20 (Índice de Vulnerabilidade Clínico-Funcional) e ser classificado de acordo com o seu nível de fragilidade, o sistema automaticamente o fornece.

 

Conheça mais sobre o MedLogic e outras funcionalidades no nosso site: http://www.medlogic.com.br/solucao

 

Please reload

Posts Recentes

September 18, 2019

September 10, 2019

Please reload