top of page

Série Especial: Manual da Terapêutica Segura no Idoso

Começaremos hoje uma Série Especial sobre o Livro: Manual de Terapêutica Segura no Idoso, escrito pelo Dr. Edgar Nunes de Moraes, Flávia Lanna de Moraes e Adriano Max Moreira Reis.

A série será distribuída em 08 posts semanais e que reúnem todas as informações indispensáveis para uma boa prescrição de medicamentos para o idoso, desde questões relacionadas à doença para qual o fármaco está sendo usado, até as metas terapêuticas de acordo com o grau de vitalidade do idoso.

Há também o APP Terapêutica Segura com informações selecionadas e criteriosas em seu smartphone, como: Classificação dos medicamentos por cores; Orientações ao Paciente, Segunda opinião médica sobre o uso seguro da medicação para a pessoa idosa.

POST 1 - Por quê a elaboração de um Manual de Terapêutica Segura do Idoso?

Como o envelhecimento populacional do Brasil tem avançado a cada ano, tornando-se visível a necessidade de um olhar no exercício da medicina, com enfoque em especial na Terapêutica Segura na assistência ao idoso.

Nesse contexto a elaboração de um manual foi fundamental instrumento para a atuação dos profissionais, proporcionando a segurança, conforto aos idosos e consequentemente a qualidade de vida em todas as suas fases de vida.

A construção desse manual foi baseada na literatura científica e valorização das experiências da equipe envolvida na elaboração do conteúdo desse Manual de Terapêutica Segura do Idoso.

Essa obra compila informações imprescindíveis para a elaboração de prescrições adequadas e oferece substrato para que os profissionais da saúde tomem decisões embasadas em evidências e em dados científicos.

Esse manual apresenta as informações contidas nas Listas de Medicamentos Potencialmente Inapropriados (MPI). Frequentemente o medicamento não está sendo utilizado segundo a indicação clínica e as vezes levando a uma dualidade terapêutica.

Portanto, a estratificação clínica funcional do idoso é importante, pois facilita a definição dos objetivos a serem atingidos em cada idoso, individualizando as metas terapêuticas.

Fonte: Manual de Terapêutica Segura no Idoso

Post redigido por: Maria Carmen de Carvalho Melo

Enfermeira Especializada em Saúde Pública

Posts Recentes
bottom of page