A plataforma MedLogic é aderente aos requisitos do Programa Idoso Bem Cuidado
A arquitetura médica, cientifico-tecnológica da plataforma é compatível com as diretivas do Projeto Idoso Bem Cuidado, proposto pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Os módulos do MedLogic suportam as cinco áreas focais.
1 - O ACOLHIMENTO é a primeira avaliação do idoso, no qual é utilizado a ferramenta de medição IVCF20 - projetado pelo Dr. Edgar Nunes Moraes, 2014. Já está em uso em por Operadoras de Saúde e municípios no Brasil.
Cadastro do Paciente: contém dados estruturados e leva em consideração a inserção do paciente
na família e comunidade na qual ele reside.
2 - O NÚCLEO INTEGRADO DE CUIDADO é um Módulo de Cuidados primários com a saúde, que possui protocolos especializados na clínica médica geral, suporte a equipes multidisciplinares, dados antropométricos, nutricionais, avaliação da enfermagem e equipe interdisciplinar voltados para atenção primária.
Confirmação da classificação inicial do paciente: Aprofundamento no registro de dados sobre AVD (Atividades de Vida Diária) para confirmar a classificação do IVCF. Inclui as dimensões Sócio Familiar, Cuidador e Ambiente.
O PEP-I (Prontuário Eletrônico do Paciente Idoso) está organizado nas seguintes Dimensões:
confirmação do IVCF, Demandas do Paciente, Funcionalidade Global, Sistemas Fisiológicos, Aparelho Cardiovascular, Pele e Anexos, Sistema Respiratório, Sistema Digestivo, Sistema Génito-urinário, Sistema Musculoesquelético, Sistema Nervoso, Saúde Bucal, Avaliação Nutricional, Medicamentos, Histórico, Diagnósticos Prévios e Exames
Complementares. Nesse estágio os dados são registrados, mas sem aprofundamento geriátrico e gerontológico.
3 - O AMBULATÓRIO GERIÁTRICO: Preserva dos todas as Dimensões anteriores, mas permite aprofundar os registros.
Possui ênfase na Equipe geriátrica gerontologia especializada.
Dimensões especializadas: Funcionalidade, Cognição, Humor/Comportamento, Mobilidade e
Comunicação.
O Plano de Cuidado aprofundado é gerado nessa etapa, pelo sistema e a partir de todos os dados clínicos registrados para equipe interdisciplinar. A ser entregue ao paciente e orientação da equipe médica, e eventual orientação para cuidados complexos.
4 - Cuidados complexos de curta duração é um módulo voltado ao diagnóstico e trato de cuidados agudo.
Atendimento pré-hospitalar: oferece aplicativo para registro dos dados por equipes móveis, como Ambulância e Serviço de Atenção Pré-hospitalar. Tais equipes podem verificar as informações em tablets e smartphones (Android/iOS), a fim de compreenderem o histórico do paciente idoso com antecedência.
Painel de Evidências: oferece uma visão rápida dos aspectos mais importantes sobre a saúde do idoso, para que os aspectos críticos da condição de saúde possam ser assimilados em poucos
segundos.
Pré-atendimento/urgência: é possível a consulta dos dados e registro de dados complementares casoo paciente se dirija, por conta própria, a uma unidade de urgência.
Interação em enfermaria, apartamento e/ou CTI: o aplicativo móvel também possibilita a consulta dos dados do paciente nesse tipo de interação hospitalar. É importante para definir a conduta, consequentemente o extrato clínico-funcional do paciente.
5 - Cuidados de Longa Duração é um Módulo Cuidador que além de todos os módulos 1, 2 e 3 também necessários, acrescenta-se a
gestão de escalas de cuidado e checklist de atividades de rotina para gestão do trabalho de cuidadores.
Módulo de acesso em Nuvem: Nesse estágio, o paciente tem alto grau de dependência e precisa de assistência domiciliar ou em instituição de longa permanência. O acesso em nuvem e aplicativo viabiliza o acesso e registro dos dados quando no atendimento domiciliar, mas também reduz a complexidade e custos de infraestrutura do ambiente de TIC, adequados para o perfil das ILPs.