• LinkedIn - Black Circle
  • Facebook
  • Preto Ícone Instagram
Telefone:   (31) 3213-9716
Whatsapp: (31) 9.9270-0043
Logo industria-i 6x6.jpg

Acesse também:

Idoso Bem Cuidado: ANS seleciona 15 iniciativas

August 12, 2016

 

As Operadoras interessadas em fazer parte do Projeto Idoso Bem Cuidado tinham até o dia 15 de junho deste ano para enviar à ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) o Formulário de Cadastro com a intenção de adesão. O número de candidaturas, no entanto, surpreendeu a agência: 96 inscrições foram encaminhadas. 

Dentre as 96 iniciativas, 15 já foram escolhidas e serão assistidas. Os critérios considerados pela ANS avaliam o grau de adequação de cada proposta aos níveis hierarquizados de cuidado:

1) acolhimento
2) núcleo integrado de cuidado
3) ambulatório geriátrico
4) cuidados complexos de curta duração
5) cuidados de longa duração

O modelo ideal de cuidado ao idoso que a ANS vem propondo às operadoras do setor parte, em seu primeiro momento, de uma avaliação de risco/fragilidade do paciente para acompanhamento de acordo com sua necessidade. O idoso que é classificado como frágil deve passar por uma avaliação multidimensional e ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar. A classificação pode ser feita através do questionário do IVCF-20.

O Usifamília é um exemplo de programa que obteve alto índice de aprovação no Projeto Idoso Bem Cuidado. Sob orientação do Dr. Edgar Nunes, a iniciativa investe na tecnologia como aliada na gestão da saúde da pessoa idosa. O MedLogic, software utilizado pelo programa, proporciona todas as ferramentas capazes de identificar e direcionar cada paciente para tratamentos mais assertivos e com melhor qualidade.

O presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), João Bastos Freire Neto, ressalta que embora não seja uma obrigação, algumas operadoras já implantaram o similar ao proposto pela ANS e têm obtido melhores resultados assistenciais e econômico-financeiros

“A partir do momento em que esses modelos forem replicados e ampliados, as operadoras vão enxergar que essa é uma boa possibilidade de atuação, pois hoje o resultado é ruim, o modelo de assistência é caótico, o que gera desperdício de recurso.", afirma Freire Neto.

Please reload

Posts Recentes

September 18, 2019

September 10, 2019

Please reload