• LinkedIn - Black Circle
  • Facebook
  • Preto Ícone Instagram
Telefone:   (31) 3213-9716
Whatsapp: (31) 9.9270-0043
Logo industria-i 6x6.jpg

Acesse também:

Quais os principais benefícios da atividade física na terceira idade

January 25, 2019

O sedentarismo, que tende a acompanhar o envelhecimento e vem sofrendo importante pressão do avanço tecnológico ocorrido nas ultimas décadas é um importante fator de risco para as doenças crônico-degenerativas, especialmente as afecções cardiovasculares, principal causa de morte nos idosos. A prática de exercício físico, além de combater o sedentarismo, contribui de maneira significativa para a manutenção da aptidão física do idoso, seja na sua vertente da saúde como nas capacidades funcionais. Entretanto, os exercícios físicos podem apresentar algumas limitações para os idosos, devido às modificações fisiológicas impostas com o processo de envelhecimento (ALVES teal, 2004).

 

 

 

Destacamos o papel do exercício físico, discutido em varias revisões e estudos bem controlados, que atribuem a prática regular de atividade física mesmo iniciada após os 65 anos, maior longevidade, redução das taxas gerais de mortalidade, melhora da capacidade fisiológicas (capacidade aeróbica) em portadores de doenças crônicas, redução do número de medicamentes prescritos, prevenção do declínio cognitivo, manutenção de status funcional  mais elevado, redução da frequência de quedas e incidência de fraturas e benefícios psicológicos, como melhora da autoestima (CHAIMOWICZ, 1997).


Segundo Santos (et al, 2001), além de proporcionar o ganho de forca muscular, a prática de exercícios também previne ou retarda o declínio intelectual através de uma melhora no humor, na memória, na função psicológica e através de uma redução no stress e na depressão, com consequente manutenção do bem-estar. Outros benefícios da atividade física incluem a diminuição do risco de quedas pelo aumento do equilíbrio, da forca muscular e da flexibilidade.

 

Para evitar a queda da aptidão física com o envelhecimento é necessário estar ativo, através de caminhadas, frequência em uma academia ou ser acompanhado por uma fisioterapia, desta forma, a segurança adquirida com um programa de exercícios faz com que os idosos realizem sua Atividade de Vida Diária (AVDs) de forma satisfatória. Considerando que a melhora com a prática de atividades físicas dará ao idoso maior autonomia e independência.
 

Diversas prefeituras oferecem espaços e atividades gratuitas para a melhor idade, basta pesquisar nos sites oficiais de cada cidade.

 

Cuidar da saúde é cuidar do futuro, pense nisso! ;)

 

Please reload

Posts Recentes

September 18, 2019

September 10, 2019

Please reload