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O sono que preserva a vida!

May 21, 2018

O sono e o repouso sāo funções restauradoras fundamentais para a preservaçāo da vida. A insônia tem grande impacto na morbi-mortabilidade. Em idosos, a insônia grave aumenta em três vezes a probabilidade de mortalidade em um período de três anos e meio. E o risco de desenvolver depressão é muito maior em pessoas idosas com insônia.


Para um estado ótimo de vigília, o adulto requer uma média de 7-8 horas de sono em um período de 24 horas, com despertares noturnos que representam até 5% do tempo total na cama. Os ciclos de sono nessa faixa etária caracterizam-se por apresentar um padrāo no qual o indivíduo passa 30% sonhando, 20% em sono profundo e 50% em sono leve.


As condições para dormir devem envolver sempre a preocupação com um ambiente físico confortável e seguro. O conforto advém tanto do mobiliário e colchão em bom estado de conservação, quanto de lençóis macios e sem dobras, uso de cobertas leves e de bom aquecimento, temperatura do ambiente controlada, ausência ou diminuição de ruídos. A segurança pode ser proporcionada por iluminação indireta e de baixa intensidade, que permita ao idoso levantar-se durante a noite sem perigo de quedas ou acidentes.


A prevenção e o tratamento dos distúrbios de sono na terceira idade podem ser feitos por meio de medidas terapêuticas não medicamentosas, destinadas a melhorar a qualidade de sono do idoso. No entanto, sua eficácia diminui com a idade, o que sugere um permanente monitoramento dos efeitos para avaliar a necessidade de combinar estratégias nāo farmacológicas com a terapia medicamentosas. (GEIB et al, 2003)

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