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Grandes Benefícios com Pequenos Esforços

January 13, 2018

O sedentarismo vem sofrendo importante pressão do avanço tecnológico ocorrido nas últimas décadas e é um importante fator de risco para as doenças crônico-degenerativas, especialmente as afecções cardiovasculares, principal causa de morte nos idosos.

 

A prática de exercícios físicos, além de combater o sedentarismo, contribui de maneira significativa para a manutenção da aptidão física do idoso, seja na sua vertente da saúde como nas capacidades funcionais. 

Estudos comprovam que a prática regular de atividades físicas, mesmo quando iniciada após 65 anos, oferece maior longevidade, reduz as taxas gerais de mortalidade, melhora a capacidade fisiológica/aeróbica em portadores de doenças crônicas, reduz o número de medicamentos prescritos, mantém o status funcional mais elevado, proporciona ganho de força muscular, equilíbrio e flexibilidade, reduzindo assim a frequência de quedas e incidência de fraturas. 

 

Os benefícios psicológicos também são inúmeros, além de previnir ou retardar o declínio intelectual, oferece considerável melhora no humor e na memória, reduz o stress e a depressão, com consequente manutenção do bem estar.

 

A rede municipal normalmente oferece espaços para práticas de atividades físicas e integração do idoso. Em Belo Horizonte, por exemplo, os cidadãos contam com a Academia da Cidade, Danca Sênior, Liang Gong, Terapia Comunitária Integrativa e Centros de Convivência, entre outros (consulte em www.pbh.com.br).


Para obter esses benefícios é mais fácil do que se imagina, bastar estar ativo, por meio de caminhadas, frequência em uma academia ou ser acompanhado por fisioterapia. Em pouco tempo já será possível observar os primeiros benefícios e considerável melhora na autonomia e independência do idoso.

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