• LinkedIn - Black Circle
  • Facebook
  • Preto Ícone Instagram
Telefone:   (31) 3213-9716
Whatsapp: (31) 9.9270-0043
Logo industria-i 6x6.jpg

Acesse também:

Envelhecimento reduzirá população da América Latina em 2060

November 27, 2017

Números foram levantados pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe

Mateus Bruxel / Agencia RBS

 

A América Latina avança firmemente em direção ao envelhecimento da sua população, que começará a diminuir devido a este fenômeno a partir de 2060, de acordo com estimações da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal).

 

Segundo o organismo, a porcentagem de pessoas de 60 anos ou mais superará, pela primeira vez, a de menores de 15 anos em 2040 na região, conhecida por suas altas taxas de fecundidade e natalidade.

Com uma população de latino-americanos e caribenhos que hoje chega a 615 milhões, espera-se que em 2050 a América Latina alcance 784 milhões de pessoas.

No entanto, uma década depois começará o declínio, devido ao envelhecimento da população, segundo as projeções da Cepal, um organismo técnico das Nações Unidas com sede em Santiago.

 

– A população da região continuará crescendo até o ano 2060 e, a partir de então, começará a diminuir – disse o diretor do Centro Latino-americano e Caribenho de Demografia da Cepal, Paulo Saad, citado em um comunicado da instituição. – Se há alguém que ainda acha que a explosão demográfica é um problema, deve esquecê-lo. A realidade e o desafio da nossa região é o envelhecimento da população – acrescentou o especialista.

 

O fenômeno reverterá uma tendência de décadas já que, até os anos 1970, a América Latina e o Caribe eram uma região jovem com altas taxas de fecundidade e natalidade, com uma média regional de quase seis filhos por mulher e uma baixa expectativa de vida.

 

Essa tendência mudou drasticamente em 25 anos, passando de ser jovem a ser uma região madura.

 

A taxa de fecundidade passou aceleradamente de seis para três filhos por mulher em 25 anos, e atualmente a média da região está abaixo da taxa de substituição, que atinge 2,1 filhos por mulher. Se esta tendência se mantém, chegará um momento em que a população da região começará a diminuir – afirmou Saad.

 

 

Notícia original:

https://gauchazh.clicrbs.com.br/comportamento/noticia/2017/06/envelhecimento-reduzira-populacao-da-america-latina-em-2060-9822716.html

Please reload

Posts Recentes

November 20, 2019

September 18, 2019

Please reload